segunda-feira, 8 de junho de 2009

Memória descritiva - Tinta-da-china; Pastel Seco; Pastel de Óleo

“SOB OUTRO OLHAR

Introdução:

O trabalho é aplicar as técnicas de tinta-da-china, pastel seco e pastel de óleo sobre papel canson/cartolina. Era suposto fazermos dois trabalhos a pastel seco e pastel de óleo (um a cores e outro a sépia, preto e branco), a tinta-da-china era preciso apenas um trabalho final. As imagens que desenharíamos eram imagens que tivéssemos pesquisado ou então fotografado.
No fim dos trabalhos concluídos tínhamos de fazer um past partout a cada um deles, com no mínimo 6 centímetros de largura.


Tinta-da-china:

É uma técnica que tem por base as linhas e o ponto, tanto pode ser muito como pouco pormenorizada dependendo do grafismo que se quer.
Este trabalho consistia em fazer vários projectos e junta-los num só, fazendo recortes e colagens. A tinta-da-china é uma técnica bastante persuasiva, pois sendo feita a pincel é preciso ter bastante delicadeza. Conseguimos observar como a água e a tinta-da-china fazem lindos resultados quando juntas. Conseguimos ter tons entre o preto e o branco conforme a água que utilizamos no pincel.

Pastel de Óleo:

Comecei por estudar a técnica, com várias imagens “fáceis” para poder aperfeiçoar à medida que aparecessem novos desafios. Para este trabalho utilizei como suporte a cartolina e o past partout também foi a cartolina, com a cor vermelha para a imagem a cores e com a cor violeta para a imagem a sépia, preto e branco. A imagem a cores tem um past partout mais original, pois ele interage com a imagem de certa forma parece fazer parte del
a mesmo.

Pastel Seco:


Como no pastel de óleo, no pastel seco também comecei por fazer alguns exemplares.
O suporte desta vez passou a ser papel canson, mas o past partout continuou a ser feito a cartolina. As imagens são diferentes pois não sou adepta da repetição de imagens. Os past partout’s são feitos normalmente, sem nenhuma característica em especial. Na imagem a cores consegue perceber-se outra percepção da imagem, nota-se a utilização do pastel seco. Os pormenores deixam de existir neste trabalho, faz-se as coisas mais perceptíveis apenas.

Conclusão:


Com este trabalho conclui que podemos ter várias maneiras de ver as fotografias, com mais pormenores, ou apenas o superficial, aquilo que nos cativa realmente. Gostei neste trabalho, o facto de ter sido eu a escolher as imagens, mas não gostei de utilizar as técnicas dos pastéis de óleo e pastéis secos, porque gosto bastante da definição e desses pormenores que não pude fazer. Gostei bastante dos recortes que tivemos de fazer para o trabalho da tinta-da-china, pois a partir de vários trabalhos que achava que não iam servir para mais nada, consegui retirar zonas que fizeram parte do trabalho final. Acho importante conhecer outras técnicas, experimentar coisas novas, em diferentes suportes tal como a professora incentivou.

Sem comentários:

Enviar um comentário