segunda-feira, 8 de junho de 2009

Memória descritiva - Aguarela & Acrilico

A tinta acrílica

O objectivo deste trabalho era pintar em tela com o acrílico, para reciclar, reutilizar e poupar decidimos fazer nós a tela em vez de a comprar. E para isso arranjámos uma caixa de sapatos e forrámo-la com tecido e cola branca, fizemos um projecto do trabalho e depois desenha-lo na caixa, e pintámo-la com o acrílico.
Neste trabalho tinhamos de arranjar uma frase, a partir da qual o trabalho iria surgir, eu quis seguir um bocado os padrões do Andy Warlow e inovar.
A minha frase era “cansei de ser sexy”, o meu trabalho só faz sentido pela frase. Os tons da “tela” também dizem muito do trabalho, o vermelho de sedução, o branco que significa puro, e o preto, que é uma cor que não compromete tal como diz o velho ditado. Para dar um ar mais atractivo ao trabalho decidi pôr algum volume em alguns dos elementos (para isso ultizei papel de cozinha e cola branca). Adorei fazer este trabalho, apesar de achar que o tempo foi realmente escasso, e eu gostava de ter feito tudo mais pormenorizado, mas simplesmente não tive tempo suficiente para arranjar todos os materiais que queria.
Com este trabalho pude concluir que a tinta acrílica seca bastante rápido, é solúvel em àgua, e podemos aplicar várias camadas, finas ou espessas. Gostei do elaborar, apesar de achar que o tempo foi realmente pouco.

A aguarela

Este trabalho teve duas partes, porque elaboramos projectos com lápis de aguarela e com tintas de aguarela.
Os materiais utilizados para além dos dois descritos acima foram as folhas de papel canson para aguarela (que tem como particularidade serem mais espessas que as normais e absorverem melhor a tinta).
Os trabalhos que teríamos de elaborar teriam de ser a partir da nossa imaginação, este trabalho fez-nos crescer enquanto aprendizes de artistas, pois podemos utilizar a nossa capacidade de originalidade.
Com os lápis pude elaborar o trabalho melhor e com mais preocupação nos detalhes, apesar de depois ter de passar com o pincel, mas com as tintas não foi bem assim, tinha de ter mais preocupação em não usar demasiada tinta ou então o contrário, e tinha de ter bastante atenção à agua, pois era bastante importante saber utiliza-la.
Os brancos (espaços sem tinta) também eram importantes, aliás sem eles o trabalho tendia a perder alguma beleza, achei bastante interessante o modo como algumas pessoas utilizavam os brancos nos trabalhos.
A conclusão deste trabalho foi que aguarela ou aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água.
Gostaria de ter colocado alguns dos meus trabalhos aqui, mas inflizmente não os tinha comigo pois estavam na exposição que houve na “Semana da escola da ESML”.

4 comentários:

  1. Obrigado por publicares estas memorias descritivas!!!Pois eu estou em artes 12º ano e nao sabia como fazer uma memoria descritiva :s adoro a arte de Andy Warhol
    Continua com este blog!!!tb quero ir para arquitectura !!! Fika bem!!!

    João Martins- Portimão

    ResponderEliminar
  2. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL EHHH joao xD vieste a procura do mesmo que eu! ahahaha, quero igualmente agradecer porque tambem nao sabia fazer uma memoria descritiva e com base na tua ja vou conseguir fazer uma. parece que somos todos futuros arquitectos aqui, tambem quero ir para arquitectura lol. parabens no blog, gostei e como deu pra ver, ja foi util a pelo menos duas pessoas, fora os que nao deixaram um comentario!
    cumprimentos!

    Richard Reis- Portimao

    ResponderEliminar
  3. obrigada :) sou aluna de artes do 12ºano tal como os rapazes dos comentarios anteriores e queria agradecer pelos exemplos :D

    ResponderEliminar
  4. Muito bom, agradeço imenso sou uma aluna do 10 e realmente apreciei os exemplos de memoria descritiva

    ResponderEliminar